Atos dos apóstolos


 Atos dos Apóstolos é o quinto livro do Novo Testamento. É um livro histórico que conta a historia do cristianismo, desde a ascensão de Jesus até a chegada de Paulo em Roma, o que o torna um gênero único entre os escritos do novo testamento, pois não retrata a vida de Jesus Cristo e sim de seus seguidores.

Foi escrito por Lucas, também autor do terceiro evangelho, o escrito data entre 59 e 60 d.C, enquanto Paulo estava preso em Roma e termina no cativeiro de Paulo entre 61 e 62, mas não existe comprovação. Lucas era médico,  nascido em Antioquia, fluente em Grego, e junto com Paulo de Tarso, não conheceu pessoalmente Jesus, mas juntos, contribuíram com a maioria dos escritos do Novo Testamento.

O Atos dos apóstolos conta com 28 capítulos e conta como foi o início da missão dos apóstolos de Jesus, descrevendo a formação das primeiras comunidades cristãs e o ministério dos apóstolos, principalmente de Pedro e Paulo, exemplificando assim a expansão do cristianismo.

Lucas se dirige a Teofilo, o qual nunca se pode comprovar se era uma pessoa ou não, ja que em grego, Theofilo pode ser interpretado como "amigo de Deus", podendo assim, ser dirigida a qualquer cidadão que acredita em Deus com amizade.

Podemos encontrar relatos sobre Pedro, Tiago e outros, mas o foco maior era em Paulo e seus seguidores mais próximos como Lucas, Silas e Timóteo. É um relato da mensagem histórica do Evangelho, já que trata de um período de mais  de 30 anos, onde relata-se vivências e experiências das pessoas que passaram a seguir a Boa Nova. O maior feito dessa época, a circuncisão, foi relatada por Lucas em Atos dos Apóstolos.

Na sua estrutura literária temos:

Doze primeiros capítulos

- vida da primeira comunidade de Pedro depois da ascensão;

- início de sua expansão graças a Filipe e os helenista;

- início das expansões de Pedro;

Segunda parte:

- conversão de Paulo;

- viagens missionárias de Paulo;

- viagem de Paulo por mar enquanto preso;

Nas escrituras, podemos ver momentos em que Lucas cita "nós", o que demonstra sua presença junto de Paulo nas suas segunda e terceira viagens.

O livro Atos dos Apóstolos, é um verdadeiro marco histórico, pois conta sobre a vida naquela época, os primeiros passos da fundação das igrejas cristãs, a humanidade dos apóstolos de Cristo após sua crucificação e a fé inabalável de Seus seguidores, que, mesmo com toda perseguição, mortes e caos a respeito do cristianismo, se mantiveram firmes na divulgação do evangelho e na fé em Jesus Cristo como o Messias salvador, filho de Deus.









Comentários

Mais visitadas